segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A importância de se ter uma boa postura

A maneira de sentar, andar, permanecer em pé ou deitado determina não só a qualidade da postura, mas a qualidade de vida das pessoas. "O modo como cada indivíduo 'carrega' seu próprio corpo tem influência direta sobre a dor e pode comprometer a saúde como um todo".

A má postura afeta a posição de alguns órgãos internos, diminui o fluxo sangüíneo e pode prejudicar até mesmo a visão, todas as partes do corpo ficam em equilíbrio quando se tem boa postura.

Para uma boa postura em pé, é necessário que pescoço, ombros, coluna lombar, pélvis e quadril estejam todos alinhados. Sentado, enquanto o quadril suporta o peso do corpo, os pés devem estar totalmente apoiados no chão e a coluna deve receber todo suporte do encosto da cadeira.

Na infância é importante aprender a ter bons hábitos posturais para a boa postura. Grande parte das dores na fase adulta poderia ser evitada se as pessoas assumissem uma boa postura desde crianças. É muito importante corrigir casos em que a criança se apóia em uma só perna quando em pé, ou mesmo quando brinca sentada no chão sobre as pernas dobradas, ou ainda quando dorme de bruços. Tem adolescente que debruça metade do corpo sobre a carteira enquanto copia lições da lousa. Depois de anos cultivando hábitos nocivos ao deitar, sentar, parar ou andar, ossos e cartilagens sofrem um desgaste maior e localizado, sendo comum a pessoa começar a sentir dores agudas, como se fossem 'pontadas' ou 'choques elétricos' nas pernas, costas, ombros ou pescoço.

A má postura na fase de crescimento, que vai do nascimento aos 20 anos, chega a 'torcer os ossos' levando a um encaixe assimétrico nas pontas dos ossos e sobrecarregando as cartilagens. Algumas vezes, este desencaixe é tão grave que chega a ser de difícil solução, levando a uma artrose (desgaste) precoce da articulação.

Passamos quase um terço da vida dormindo. Daí a importância fundamental de adquirir bons hábitos posturais ao deitar para adquirir uma boa postura. O ideal é permitir que a espinha permaneça em sua posição normal, com sua curva natural. O correto é dormir de lado, com um travesseiro que tenha a altura exata entre o ombro e o pescoço.


Temos que lembrar que nosso corpo funciona como uma máquina, mas nossas peças não são substituíveis. Sendo assim é imprescindível adotarmos uma boa postura.



Publicado em segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário