quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Pilates: Homens também praticam


Estigma é quebrado e os homens caem nas graças do Pilates



Estigma é quebrado e os homens caem nas graças do Pilates


Embora a sua popularidade tenha sido alcançada graças às mulheres, Joseph Pilates, criador do Pilates, comprovou sua eficiência aplicando-a em homens reclusos nos campos de concentração na Inglaterra, durante a Primeira Guerra Mundial. Na época, o objetivo principal era contemplar melhor saúde e resistência física aos internos, tentando torná-los imunes à Gripe Influenza, que matou milhões em outros campos de concentração. 

Aparentemente, há um 'preconceito' por parte do sexo masculino em adotar essa técnica como uma prática de exercícios físicos regulares. Segundo o professor Rafael Lobo, especializado em Pilates e sócio do Studio Personal Pilates, muitos homens enxergam dessa maneira porque esse sistema de treinamento passa a ideia visual de que os exercícios são de fácil execução e de baixa exigência. “Cada aluno treina de maneira diferenciada. Os exercícios são variados e mudam de acordo com o desempenho e objetivo de cada um. Os exercícios vão desde leves, passando pelos moderados, até os mais pesados”, pondera Lobo.

O Pilates tem muito a contribuir na vida do homem. É um método que tem como principal característica a capacidade de atender às necessidades de adaptação do treinamento para os mais diversos tipos de público, independente de sexo, idade ou nível de condicionamento físico. Praticado tanto com a ajuda de aparelhos, quanto no solo (utilizando acessórios), a técnica propicia o fortalecimento dos músculos abdominais mais profundos e ajuda a prevenir lesões. “O Pilates é uma técnica de baixo impacto, por isso ajuda na prevenção de lesões. Também melhora a capacidade respiratória, aumenta a flexibilidade, corrige a postura, alivia dores musculares, além de elevar a auto-estima, explicaRafael Lobo.

Geralmente, a maioria dos homens acreditam que seus músculos precisam ser submetidos a cargas pesadas de exercícios para se tornarem fortes. "O Pilates também pode proporcionar esse resultado, trabalhando o equilíbrio, flexibilidade e postura, além de preservar as articulações e a saúde”, conta o professor, explicando que a os homens que ligam para o Studio Personal Pilates, na sua maioria, são por motivos médicos.

Aluno do Studio Personal Pilates, o advogado José Espedito Pereira, 60, teve como prática de exercícios físicos, durante dez anos – dos 40 aos 50 -, a pelada de final de semana. Antes disso, era sedentário. Há quase dois anos, Espedito pratica Pilates.

A indicação foi de seu cardiologista e fisioterapeuta, por conta de duas pontes de safena e uma mamária, problemas de pressão alta e lesão no joelho direito. “Os resultados já aparecem nitidamente. Não sinto mais dores, percebo melhoras no equilíbrio e tenho um alongamento muito bom. Gosto dos movimentos e me sinto muito bem após os exercícios”, conta o advogado que não perde uma aula.

A quebra do estigma de que o Pilates é uma atividade para mulheres, de acordo com professor Rafael Lobo, também se deve à grande divulgação do Pilates (prática e benefícios) nos meios de comunicação e mídias sociais. Os blogs são grandes exemplos de divulgação sobre a técnica. “Muitos homens famosos já aderiram à prática. O ator Daniel Craig, por exemplo, se preparou para as gravações do filme 007 utilizando Pilates”, ressalta. Além de artistas, os jogadores de futebol também utilizam a técnica como preparação física: “o time Chelsea FC, da Inglaterra e o time do Corinthians FC, de São Paulo, são exemplos - completa o professor.

Se você ainda não experimentou, aventure-se em uma aula e observe que, já na primeira orientação sobre o controle da respiração e da “caixa de força” (Power House, como é chamado), não se trata de tarefa tão fácil e óbvia.


Por: Vivian Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário