quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Pilates pode melhorar desempenho de jogadores de futebol



Foto:Globo Esporte/Neymar faz embaixadinhas com bola de Pilates
No começo do ano foi divulgado na TV, internet e nos jornais o craque Neymar fazendo embaixadinhas com uma bola de Pilates. Malabarismos à parte, você sabia que os exercícios de Pilates podem contribuir para a melhora do desempenho de jogadores de futebol?
Segundo Dra. Eliane Coutinho, coordenadora acadêmica da FisioCiência, é possível melhorar o desempenho com a prática de Pilates através do desenvolvimento de resistência, coordenação e força. Como esses esportes requerem mudança rápida de direção e muitas vezes, ritmo próximo do máximo, um físico inflexível dificulta os movimentos necessários.
“Muitos treinadores de futebol pregam a importância do alongamento e da flexibilidade, coisas que o Pilates faz melhor. Os jogadores também são obrigados a colocar o corpo em desequilíbrio para realizar determinadas jogadas, e os movimentos de Pilates podem assegurar estabilidade e equilíbrio melhorando a técnica do atleta”, ressalta Dra. Eliane.

Benefícios do Pilates para o programa de condicionamento de Futebol:
• Cria a força do núcleo para uma maior eficiência e durabilidade;
• Cria músculos longos e resistentes sem volume adicional;
• Aumenta a flexibilidade e a amplitude de movimento;
• Restaura a postura natural e o alinhamento do corpo;
• Melhora a estabilidade e o equilíbrio;
• Corrige os desequilíbrios do corpo reduzindo o risco de lesão;
• Aumenta a resistência através de técnicas de respiração correta;
• Fortalece a parte superior do corpo sem acrescentar volume.
Técnicos de Futebol, como Arsene Wenger, do Arsenal há muito tempo pregam a importância crucial do alongamento e flexibilidade – o que de melhor oferece o Pilates. Um exemplo disso é relatado pelo craque David Beckham que é adepto da prática do Pilates “Uma hora por dia de Pilates, eu sou o melhor que tenho sido por muito tempo.”
Foto: Internet/David Beckham, jogador de futebol profissional.
David Beckham foi apresentado ao Pilates, enquanto estava no plantel do Milan. Beckham diz que pratica uma hora de Pilates por dia. Diz também que graças a isso tornou seu nível muito melhor. Após a incorporação do Pilates em seu programa de condicionamento de futebol, sua gordura corporal total caiu de 13,7 por cento para 8,5 por cento.
Enquanto alguns dos exercícios e alongamentos podem ser familiares, é a compreensão das técnicas de Pilates que traz o êxito aos programas de treinos. O núcleo (core) intensificado ajuda a melhorar a eficiência de execução, respiração e resistência. Evita também o aumento da gama de exercícios de um jogador e seus movimentos de quadris e pernas, o Pilates também ajuda a melhorar a postura através do alinhamento da coluna e reduz o risco de lesões através do alívio de músculos tensos e desequilíbrios musculares. Os exercícios específicos de Pilatestambém podem ser utilizados para ajudar o jogador a se recuperar mais rapidamente de uma lesão.
Fonte: FisioCiência, marybange.com, revistapilates.com.br


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Método Pilates

Entenda o Método que conquistou o planeta

O Pilates é um sistema de exercícios e alongamentos criado no início do século passado e que chegou ao Brasil somente em meados dos anos 90. Aos poucos, foi criando adeptos e conseguindo espaço no meio de tantos outros métodos e opções de atividades físicas existentes no país. Cada vez mais, o Pilates é conhecido e praticado por pessoas ao redor do mundo.
Inicialmente utilizado para reabilitação de dançarinas de balé lesionadas, hoje o Pilates é opção desde quem quer iniciar uma atividade física até atletas de alto rendimento, como triatletas e jogadores de futebol. A fisioterapeuta Solaine Perini, acredita que a eficácia do método é a grande responsável pelo crescimento de adeptos. "A rápida percepção dos resultados tem incentivado um número cada vez maior de praticantes e hoje é o método de condicionamento físico que mais ganha adeptos no Brasil e no mundo", declara. Com possibilidade de ser praticada desde crianças até a terceira idade, a modalidade atrai praticantes pelos benefícios à saúde em geral.
Para a fisioterapeuta Cãmila Valentim Deluca, o motivo do grande crescimento é que os exercícios, além de trabalhar a força muscular, a definição corporal, aumentar a flexibilidade, o equilíbrio e melhorar a postura, trazem grandes benefícios ao dia-a-dia dos praticantes. "Diminuição de dores ao longo do dia, alívio das articulações que sofrem maiores sobrecargas, como coluna lombar, além de evitar lesões musculares e até mesmo articulares. Mas também podemos observar que o pilates promove uma sensação de bem-estar, melhora do sono e proporciona uma leveza para os que praticam, fatores que também favorecem a procura pelo método", defende.

Condicionamento físico completo
O que diferencia esta das demais modalidades é a busca pelo equilíbrio, sem sobrecarregar nem esquecer qualquer parte do corpo. "O Método Pilates trabalha 100% corpo e mente, ou seja, é uma atividade física que trabalha de forma global, diferente das atividades tradicionais", explica Solaine.
Os exercícios do Pilates atuam em áreas que os treinos comuns de musculação e outros diversos tipos de atividades físicas muitas vezes não atingem. Para o Wellington da Silva, que fazia musculação 3 vezes por semana e que, por causa de uma crise de hepatite, teve que parar com os treinos normais, optou pelo Pilates e notou diferenças em seu corpo: "Maior alongamento, tinha menos dores nas pernas por ficar horas sentado, ou mesmo quando ficava muito tempo em pé. À noite, na hora de dormir, não sentia as costumeiras dores nas costas". O condicionamento físico de Joaquim também foi beneficiado pela nova atividade. "Senti mais firmeza nos músculos, maior definição. É como se os exercícios fossem mais profundos. Assim, quando eventualmente ficava sem aulas, não sentia tanta perda muscular como quando só fazia musculação", conta.

Fonte:www.revistaendorfina.com.br


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Pilates X Parkinson



Sistema de exercícios aumenta a força e flexibilidade de pacientes com tremores e falta de equílibrio.


O Pilates como uma ferramenta a mais de pacientes parkinsonianos. Este foi o tema escolhido pelas fisioterapeutas Jaqueline Mattos e Rosana Dutra para trabalho de conclusão do curso de formação na técnica de Pilates. Neste trabalho as alunas falaram dos benefícios da técnica para quem sofre com disfunções dos padrões dos movimentos, a exemplo de tremores, anormalidades posturais, diminuição da amplitude do movimento e do equilíbrio e fraqueza muscular.


“Se os exercícios forem utilizados de forma segura e de maneira correta traz muitos benefícios ao paciente”, garante Jaqueline Mattos. Mesmo sem contar ainda com o aval de publicações científicas que atestem os benefícios do uso terapêutico do Pilates no tratamento de pacientes com Mal de Parkinson, as fisioterapeutas se respaldaram num estudo de caso.

Nos casos que o Pilates pode ser utilizado como mais um recurso, a estimulação deve acontecer o quanto antes. Os exercícios lentos, solo ou utilizando aparelhos e acessórios, contribuem para a manutenção do equilíbrio, da consciência e movimentação corporal.

“O mais interessante do Pilates é o tratamento de reeducação neuromuscular. Os aparelhos permitem que a gente simule as atividades funcionais cotidianas, como agachar, sentar, de forma confortável para o paciente”.

A estimulação precoce - acrescenta a especialista - feita com todo cuidado e observando as especificidades de cada paciente, podem minimizar sintomas como perda do equilíbrio e encurtamento dos movimentos.


Fonte: Revista Pilates



segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Mito – Pilates Solo e Pilates com Aparelho



Foto : Stott Pilates
Hoje em dia com o sucesso do método pilates existem muitas variações na arte de Joseph Pilates. As modalidades de solo e com aparelhos são consideradas as duas únicas vertentes do método original.
Alguns estúdios distinguem as duas práticas, indicando o Pilates Solo como se fosse um “Pilates para iniciantes”, quando trata-se justamente o contrário. No fim das contas as duas modalidades são uma só, diferenciadas apenas pelo nível de prática do aluno.
No Pilates com Aparelhos você tem  um auxilío de  cama, empunhaduras, grandes estruturas de madeira e metal, cheias de molas e tiras de couro, que promovem exercícios mais leves reduzindo impacto, e por isso, são indicadas principalmente para os iniciantes.
No Pilates Solo também conhecido como Mat Pilates, você depende da força de seu próprio corpo para realizar os exercícios, e, por isso, são considerados mais pesados do que os que utilizam aparelhos. Ou em outras palavras: para alunos em nível mais avançado.
O Pilates é uma ginástica de baixo impacto e que respeita a individualidade. Não importa qual das duas modalidades você for praticar, o método proporciona corpos fortes, flexíveis e saudáveis, melhora na postura, desenvolvimento muscular equilibrado, treinando o corpo como um todo.

Fonte: www.revistapilates.com.br



quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O Studio Personal Pilates Parabeniza todos os Professores de Educação Física pelo seu dia!!



As atividades esportivas fazem bem para o homem, pois através delas é possível obter equilíbrio físico e emocional. Além disso, são formas de envolver jovens e crianças, afastando-os das drogas e da promiscuidade.
Para se praticar esportes é necessário que um profissional da área da educação física faça uma orientação e avaliação, de acordo com as capacidades de cada um, dos limites que o corpo de cada pessoa pode suportar e vencer.
A comemoração do dia do professor de educação física acontece no dia 1º de setembro, em razão de a profissão ter sido regulamentada através da lei federal de número 9.696/98 e publicada na mesma data.
A ideia da data surgiu na comemoração de São Cosme e São Damião, pois nesse dia os professores de educação física organizavam brincadeiras para divertir a garotada, entregando-lhes várias guloseimas e doces.
Quatrocentos e cinquenta anos antes de Cristo, o grego Miron criou o símbolo das práticas esportivas, o Discóbolo, um arremessador de disco; o que comprova que os esportes existiam desde os tempos mais antigos.
No Brasil, historicamente falando, consideram que desde o período da colonização a educação física era praticada em nossas terras.
Os índios corriam atrás de suas caças, nadavam, atiravam arco e flecha e dançavam, jogavam peteca, lutavam entre si e brincavam de corrida dos troncos. Já os negros africanos, que vieram como escravos para o Brasil, dançavam a capoeira e faziam as lutas corporais, aprendidas através da observação dos animais em seu país de origem.
Mas somente em 1851, através da lei nº 630, que a ginástica foi incluída nos currículos das escolas primárias e secundárias, onde eram praticadas quatro vezes por semana.
Na década de oitenta, após o período da ditadura militar, a prática de esportes passou a ser vista de forma mais ampla, formando-se os primeiros grupos profissionais. Para isso, eram necessárias empresas que patrocinassem os atletas e a manutenção dos times e equipes. Foram os primeiros passos para iniciar as formações esportivas de qualidade no país, de onde colhemos os frutos plantados por longos anos, obtendo grandes conquistas para o país em campeonatos mundiais.
O campo de trabalho dos profissionais de educação física cresceu bastante nos últimos anos, deixaram de ser apenas professores de escolas ou academias, estendendo seu campo de atuação.
Hoje trabalham como “personal trainers”, desenvolvem programas de emagrecimento para crianças e adultos, organizam trabalhos de acréscimo muscular, que são muito valorizados em razão da população cultuar o aspecto físico, estar mais vaidosa, buscando um corpo belo, cheio de formas e músculos aparentes.
Os professores de educação física são responsáveis por observar um aluno durante a prática de exercícios físicos, os orientam a fazer alongamentos para aquecer a musculatura e evitar que se machuquem, corrige a postura durante a realização dos exercícios, confere os batimentos cardíacos dos atletas, verifica a respiração e o cansaço dos mesmos, não permitindo que ultrapassem seus limites.
O melhor para esses profissionais é trabalhar com o aspecto lúdico, ajudando as pessoas a liberarem suas tensões e se tornarem mais felizes.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Fonte:http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-do-professor-de-educacao-fisica.htm