terça-feira, 24 de junho de 2014

PILATES NO COMBATE À DEPRESSÃO

2014_02_0061-Depressao-Site
Transtornos de humor e auto-estima baixa são apenas alguns dos problemas causados pela depressão, uma das doenças de maior impacto social no mundo. Hoje a Revista Pilates explica de que forma o Pilates pode ajudar no controle e melhora da doença.
Atualmente a depressão é conhecida como o mal do século. Em termos médicos, ela é denominada como um transtorno caracterizado por um estado patológico desofrimento psíquico, com distúrbio afetivo e de humor, acompanhado de um acentuado rebaixamento do estado de ânimo, redução da auto-estima, apresentando também diminuição da atividade mental, psicomotora e orgânica.
O Pilates vem assumindo o papel de auxiliar no tratamento, pois é um método inteligente que trabalha qualidade e não quantidade, seguindo princípios como concentração, controle, precisão e respiração. Ele traz inúmeros benefícios aos praticantes, entre eles: percepção corporal, correção postural e de desequilíbrios musculares, condicionamento controlado e fortalecimento muscular em geral.
Como uma das características do Pilates é o trabalho em pequenos grupos, a atividade propicia aos participantes a possibilidade de interação social e bem-estar psicológicode forma sutil. Tudo isso torna a prática do método uma alternativa de tratamento não farmacológico. Mas atenção: só quem pode determinar o uso, ou não, de medicamentos é um médico especialista. E isso vai depender do caso clínico de cada indivíduo.
Mais uma prova de que o Pilates não só traz efeitos positivos para a vida social, como melhora a qualidade de vida como um todo. E você, também tem uma história derecuperação com Pilates?

FONTE: http://revistapilates.com.br/

sexta-feira, 20 de junho de 2014

XUXA TRATA PÉ QUEBRADO COM PILATES E FISIOTERAPIA

2014_02_0061-IMAGENS-RP-NOVO-SITE_Xuxa-tratal-Site









Xuxa está ingerindo apenas 800 calorias por dia para perder dez quilos com urgência. É que a apresentadora está com um problema sério no osso do pé e a perda de peso podefacilitar o tratamento e a recuperação. Pilates e fisioterapia agora fazem parte constante da rotina de exercícios dela. Confira mais detalhes sobre o tratamento.
Xuxa está se submetendo a uma dieta rigorosa desde maio, quando se hospedou em um spa no litoral paulista. Em quatro dias de internação, a loira já conseguiu eliminar três dos dez quilos que necessita. Ela admite que está sendo bem difícil se manter longe das tentações, principalmente dos doces. “Muitas vezes não aguento e como umas besteiras”, diverte-se.
Por causa do pé imobilizado, Xuxa não está podendo fazer os exercícios físicos que costumava, só fisioterapia e Pilates, para fortalecer. Aos 51 anos, ela reclama que ometabolismo já não é mais o mesmo. “É tudo mais lento, mas estou gostando do que estou vendo e sentindo. Sei que já emagreci, mas não sei quanto, não gosto de me pesar todo tempo’’, diz.
‘’Tenho que perder peso com calma e saúde, com tempo. Não posso ter muito peso em cima do meu osso quebrado. Mas eu e meu médico não estipulamos um prazo’’, relata.
Segundo Xuxa, o primeiro mês foi mais difícil, pois ela não via resultado. ‘’Estava muito acostumada a pegar pesado e fiquei muito tempo parada, mas meu médico disse que tenho boa memória muscular, mesmo com 51 anos’’, conta.
O Pilates
Além de fisioterapia duas vezes por semana, Xuxa tem feito alguns exercícios de Pilates para fortalecer os músculos, que estão atrofiados por causa do uso contínuo da bota de imobilização.
Thiago Zaparoli Borgheresi, fisioterapeuta (Crefito 188147-7), explica que o métodoPilates é uma ótima forma de reeducar a mecânica de funcionamento do pé buscando oreequilíbrio da distribuição da descarga de peso sobre os pés. ‘’É necessário promover uma boa absorção de impactos (como andar, dançar, saltar) para prevenir e tratar as lesões mecânicas e não sobrecarregar nenhuma estrutura como ossos, ligamentos, juntas, discos intervertebrais, bursas e etc’’.
Força Xuxa! Esperamos que logo ela volte para a TV, recuperada. E você, também torcepela volta da mais nova celebridade pilateira?

FONTE: www.revistapilates.com.br