quarta-feira, 16 de março de 2016

COMO O PILATES PODE AUXILIAR O PORTADOR DE DIABETES?

ory
O Método Pilates surge como forma de condicionamento físico e reabilitação interessado em proporcionar bem-estar geral e enorme satisfação ao praticante, sendo capaz de proporcionar força, resistência, flexibilidade, melhora da circulação sanguínea, boa postura, aumento da auto-estima, controle motor, respiração com diminuição da ansiedade, consciência e percepção corporal, visando o corpo como um todo.
Os exercícios de Pilates podem melhorar a qualidade de vida do portador de Diabetes. É esperado que com esses exercícios o diabético tenha uma melhor utilização da glicose pelos músculos alongados e consequente diminuição da hiperglicemia. Visto que a doença afeta tendões, circulação e sensibilidade, essa razão pode limitar a flexibilidade e reduzir a funcionalidade do diabético.
Nos diabéticos, o treinamento resistido auxilia na diminuição das taxas de açúcar no sangue e também aumenta a absorção celular de insulina. Mesmo em pessoas com histórico favorável a diabetes (obesas, com pressão alta ou com casos de doenças na família), há redução dos riscos. O ganho de massa muscular resultante do treinamento de força, melhora a absorção da glicose, além do aumento da massa magra e conseqüente controle de peso os quais são benéficos para indivíduos diabéticos. Claro que é necessária uma dieta adequada e uma prática regular nos exercícios.
“HÁBITOS INCORRETOS SÃO RESPONSÁVEIS PELA MAIORIA DE NOSSAS DOENÇAS, SE NÃO POR TODAS ELAS” - Joseph Pilates.
Caroline Vaan Der Laan
Fisioterapeuta
CREFITO – 11/ nº 106717-F
FONTE: www.http://revistapilates.com.br/2016/03/07/como-o-pilates-pode-auxiliar-o-portador-de-diabetes/

terça-feira, 1 de março de 2016

HABITE SEU CORPO DE FORMA CONSCIENTE ATRAVÉS DO PILATES

b4c

Neste instante, esteja você onde estiver, há uma casa com o seu nome. Você é o único proprietário, mas faz tempo que perdeu as chaves. Por isso fica de fora, só vendo a fachada. Não chega a morar nela. Essa casa, teto que abriga suas mais recônditas e reprimidas lembranças é o seu corpo.
“Se as paredes ouvissem…” Na casa que é o seu corpo, elas ouvem. As paredes que tudo ouviram e nada esqueceram são os músculos. Na rigidez, na fraqueza e dores dos músculos das costas, pescoço, diafragma, coração e também do rosto e do sexo está escrita toda sua história, do nascimento até hoje.
Sem perceber, desde os primeiros meses de vida, você reagiu a pressões familiares, sociais, morais. “Ande assim. Não se mexa. Tire a mão daí. Fique quieto…” Atrapalhado, você se dobrou como pôde. Para conformar-se, você se deformou. Seu corpo de verdade, harmonioso, dinâmico e feliz por natureza, foi sendo substituído por um corpo estranho que você aceita com dificuldade, que no fundo você rejeita.
É a idade, diz você, não há outra saída. Respondo-lhe que você pode fazer algo para mudar e que só você pode fazer isso. Não é tarde demais. Nunca é tarde demais para liberar-se da programação do seu passado, para assumir o próprio corpo, para descobrir possibilidades até então inéditas.
Como? O Método Pilates veio para trabalhar o corpo como um todo, mente e corpo unidos para tomar consciência do próprio corpo e ter acesso ao ser inteiro… Através dos seis princípios básicos do Pilates que consistem em: Centro de Força (Powerhouse), Concentração, Controle, Precisão, Respiração e Fluidez de movimento é possível ter um equilíbrio completo.
Você pode no entanto, reencontrar as chaves do seu corpo, tomar posse dele, habitá-lo, e nele encontrar a vitalidade, saúde e autonomia que lhe são próprias.
Pode livrar-se de uma infinidade de males: insônia, prisão de ventre, distúrbios digestivos, fazendo com que trabalhem para você e não contra você. Músculos que você nem sabia onde ficavam.
Pode despertar seus cinco sentidos, aguçar suas percepções, ter e saber projetar uma imagem de si mesmo que o satisfaça e que lhe mereça respeito.
Pode afirmar sua individualidade, reencontrar sua capacidade de iniciativa, a confiança em si mesmo.
Pode aumentar sua capacidade intelectual melhorando antes de tudo os impulsos nervosos entre cérebro e músculos.
Desaprendendo os maus hábitos, que te levam a deformar certos músculos; romper automatismos do seu corpo e descobrir a eficácia e espontaneidade.
Pode tornar-se um atleta que, a qualquer momento e em qualquer movimento que faça, conta com equilíbrio, força, com a graça do próprio corpo.
Em qualquer idade, você pode livrar-se das pressões que cercaram sua vida interior e seu comportamento corporal, conseguindo perceber o ser belo, bem feito, autêntico, que você é!
Sugestão de leitura:
  • Corpo tem suas Razões – Therese Bertherat & Carol Bernstein; Editora Martins Fontes; São Paulo; 2010.
  • O Autêntico Método Pilates-  A arte do Controle; Esperanza Aparicio &  Javier Pérez; Planeta; 2005.
Caroline Gonzales
Fisioterapeuta (CREFITO 106717-F), Especialista em Terapias Manuais, Especialista em Pilates há oito anos.
FONTE: http://revistapilates.com.br/2016/02/26/habite-seu-corpo-de-forma-consciente-atraves-do-pilates/