Várias pessoas que buscam o Método Pilates para começar a praticar, é com um objetivo: Emagrecer. Não estamos dizendo que é a maioria, porém questione seu instrutor quantas vezes ele já ouviu “Pilates emagrece mesmo? ”.
Pois é, para facilitar a vida de quem está buscando mais informações sobre o Pilates e está em dúvida se essa atividade irá ajudar no seu objetivo, fizemos um texto especial.
Vamos responder se o Pilates emagrece mesmo ou é apenas um mito sobre o Método.
Preparados? Vamos lá!
Pilates emagrece?
SIM! O Método Pilates é uma atividade física que ajuda na perda de peso, PORÉM, não é o principal objetivo do Método.
Como assim?
Bom, vamos pensar assim: O Pilates é uma atividade que foi criada para ajudar no tratamento e reabilitação de diversas patologias. É uma modalidade que contempla o corpo inteiro como um todo.
Seu objetivo é fornecer o controle consciente de todos os movimentos realizados por nós, além de proporcionar o equilíbrio das forças o corpo.
Sendo assim, como já vimos em textos anteriores, o Pilates oferece diversos benefícios, e um deles é ajudar no emagrecimento. Apesar de não ser esse o principal objetivo do método ele pode ser adaptado para cada aluno e praticante e o que ele busca.
Ou seja, o Pilates pode ter uma aula focada na reabilitação de hérnia de disco, uma aula focada na prevenção de lesão de atletas, e uma aula focada para o emagrecimento.
Mas você pode estar se questionando…
Como que o Pilates emagrece?
Quando o Instrutor trabalha uma aula de Pilates com a finalidade do emagrecimento, ela pode ser muito benéfica e gerar grandes resultados ao longo do tempo.
Não estamos aqui dizendo que é um “substituto da academia” como muitas pessoas gostam de afirmar, mas vamos ver mais sobre isso já já.
Os exercícios de Pilates tem o objetivo de fortalecer a musculatura do abdômen, estabilizar as articulações e reeducar o movimento. E apesar de parecer simples alguns movimentos de Pilates, eles trabalham o corpo como um todo.
E como isso pode te ajudar a emagrecer? Bom, o método estimula o metabolismo e equilibra todo o funcionamento do seu organismo, grande aliado na hora de perder peso. Além disso os movimentos do Pilates aumentam o gasto energético.
Se praticados ao menos 3 vezes na semana ajudam na perda de gordura, pois trabalha com a região dos glúteos, quadris e abdômen.
**Importante: Quanto começamos a prática de exercício físico, no começo os músculos se alimentam do glicogênio acumulado, depois começa a consumir a gordura reservada.
Segundo alguns estudos, em aulas de Pilates focada na perda de peso, de em média 1h, é possível perder cerca de 400 – 500 calorias, dependendo do estilo da aula.
Não é um número tão expressivo, pois como já dissemos esse não é o objetivo do Método, certo? Porém, se você aliar a uma alimentação saudável, de preferência com orientações profissionais, é sempre uma boa ideia. Além de poder aliar o Pilates a outra prática de exercícios com maior gasto calórico.
E já que trabalha os músculos do abdômen, será que o Pilates para o emagrecimento deixa o corpo sarado?
Pois bem, ele contribui para a tonificação do corpo sim, principalmente por desenvolver uma postura e deixar o corpo mais harmonioso.
Porém é importante deixar claro que cada corpo é um, então não podemos afirmar que o Pilates irá modelar seu corpo, além do mais, isso depende de diversos fatores externos como alimentação e organismo, dentre outros.
Devo trocar o Pilates pela musculação?
Sempre surgem dúvidas quanto a isso. “O Pilates emagrece mais ou menos que a musculação? ” Ou “O Pilates substitui a musculação? ”, “Qual dos dois eu devo fazer? ”.
Diante disso, viemos dizer que: O Pilates e a musculação na verdade podem se complementar e não substituir um pelo outro. Isso porque são duas atividades que mexem o corpo e fazem com que haja treinamento dos músculos do corpo, sendo então duas práticas eficazes no emagrecimento.
A grande diferença entre Pilates e musculação, é o fato que o Pilates tem o objetivo de proporcionar o controle e equilíbrio do movimento, aumentando a força. Já a musculação tem o objetivo de aumentar a massa muscular.
Bom para os que não sabem, a musculação trabalha grupos musculares com o objetivo de aumentar a força e a resistência e traz resultados rápidos, pois aumenta a massa muscular em pouco tempo, se praticado de maneira correta.
E o Pilates, como dissemos tem objetivos diferentes, tais como reequilíbrio muscular, postura, e fortalecimento do corpo inteiro. E ao contrário da musculação não busca a hipertrofia dos músculos.
Sendo assim, é de se levar em consideração praticar o Pilates e a musculação juntos! Os dois podem se complementar, aumentar os resultados e ajudar a chegar no emagrecimento de forma mais rápida e cuidado de todo o corpo.
Nossa dica é: aposte nos dois para emagrecer ganhando massa muscular e não engordar mais!!
Concluindo…
Resumindo tudo, o Pilates emagrece sim, mas como não é o principal objetivo, para conseguir alcançar o emagrecimento a melhor coisa é associar a outras atividades e uma alimentação saudável.
Sendo assim, busque fazer Pilates para trazer benefícios para o corpo todo, para sua saúde e ainda entrar em forma. Quer atividade melhor que essa?
Mas conta para gente, você conseguiu tirar suas dúvidas? Tem mais algumas relacionadas a Pilates e emagrecimento? Manda para nós pelos comentários e vamos te ajudar!
FONTE: http://revistapilates.com.br/2017/04/07/pilates-emagrece-respondendo-essa-duvida/