segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pilates e Condicionamento Físico


Engana-se quem acha que o pilates é uma atividade exclusiva para idosos. Quem já praticou pode comprovar isso. Quem ainda não experimentou do método, e tem essa pretensão, vai perceber que precisa de muito esforço para encarar uma seção de pilates.
Atualmente muitos atletas de alto nível recorrem ao método como forma de preparação física por seus vários benefícios. Alem dele, pilates, ser um ouro na obtenção de saúde e condicionamento físico, já que é trabalhado todas as qualidades físicas ao mesmo tempo, qualidades essas essenciais para uma melhor aptidão física.
A aptidão física se mostra uma das condições básicas para manutenção de boas condições de saúde, e ela pode ser adquirida também com a prática do Pilates. Dentre os diversos componentes cita-se, força, composição corporal, resistência cárdio-respiratória e flexibilidade. (BARRA e ARAUJO, 2007). Dessa forma, é importante que o profissional de Educação Física tenha conhecimento e trabalhe adequadamente com cada um destes componentes.
    Segal (2004) afirma que o Pilates foi desenvolvido para interesses relativos à saúde, e foi divulgado quase que exclusivamente entre atletas e dançarinos, com a finalidade de melhorar o desempenho físico associado a suas praticas, sendo que nos dias de hoje tem se tornado popular na reabilitação, orientação, correção postural e condicionamento físico.O profissional de Educação Física pode enriquecer e desenvolver aulas direcionadas ao publico com o método Pilates.
    O método é utilizado por educadores físicos, focalizando a adaptação do indivíduo a um novo estilo de vida através da prática de exercícios. O método tem o objetivo de proporcionar a melhoria na qualidade de vida do ser humano, e isso é possível uma vez que ele proporciona maior aptidão física. (CRAIG, 2003)
    É muito importante que qualquer tipo de esporte ou condicionamento seja orientado por um educador físico e preferencialmente certificado para aplicar a técnica. É importante também que o profissional conheça e entenda os fundamentos da técnica, ou seja, quais são os alicerces, base e  filosofia para poder aplicar adequadamente o método que, entre outros, integra corpo e mente, exige total concentração, prioriza qualidade de movimentos e controle respiratório. O método Pilates pode ser praticado por todos, desde que o profissional saiba adequar os exercícios para atender as especificidades de cada indivíduo. (BARRA e ARAUJO, 2007)
    Dos objetivos do método podemos apresentar: proporcionar aos praticantes um aprofundamento na compreensão de seus corpos e sua utilização de forma eficiente; aprimorar seu desempenho nas atividades de vida diária e profissional, desenvolvendo também maior consciência corporal e melhor funcionalidade do seu corpo perante suas atividades diárias, possibilitando-lhes com isso, uma melhor saúde e qualidade de vida.
    Sendo a aptidão física uma das condições básicas para a manutenção de boas condições de saúde, esta pode ser adquirida também com a prática do Pilates. Dentre os diversos componentes trabalhados nesta prática cita-se, força, composição corporal, resistência cardiorrespiratória e flexibilidade.
    O profissional de Educação Física, diante das inúmeras possibilidades para a prática de atividade física regular, deve estar atento às novas tendências da sua área, logo, é importante conhecer o Método Pilates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário