segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Pilates para quem trabalha sentado(a)


Imagem: Internet
Hoje em dia, com a proliferação dos computadores, cerca de 3/4 dos trabalhadores dos países industrializados tem atividades profissionais sedentárias, nas quais a posição sentada por longo períodos é provavelmente a postura mais utilizada no emprego. O que acarreta um grande número de pessoas com lesão postural.
Há um grande número de profissionais que desenvolvem a sua atividade predominantemente nessa posição: Administradores, engenheiros (as), cientistas, motoristas, telefonistas, secretários (as), balconistas, advogados (as), costureiros (as), servidores (as) públicos, bancários (as), psicólogos (as), dentistas, professores (as), arquitetos (as), farmacêuticos (as), médicos, etc., e de acordo com dados atuais, a incidência de lesões associadas ao trabalho efetuado por longos períodos na posição sentada, é elevado. Isso porque as próprias características do trabalho associado com a má postura (por fraqueza muscular, desvios, má formação e/ou falta de consciência corporal), constituem um fator determinante para o desenvolvimento de dores na coluna e no pescoço.
A má postura pode ser a causa de várias lesões, que ocorrem quando os músculos e os ligamentos que envolvem a coluna são sobrecarregados, estirados ou torcidos. Cuidar da postura no trabalho, no lazer e em casa, fazer algum tipo de atividade para fortalecer e alongar, são atitudes que promovem a saúde e ajudam a combater possíveis lesões.
Além de termos alguns cuidados específicos no dia a dia, devemos também fortalecer, alongar, reeducar e conscientizar o nosso corpo. Prevenindo lesões, obtendo um melhor desempenho no trabalho e mais qualidade de vida.


Imagem: Internet
Por isso este motivo, sugerimos que faça pilates!

O método fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações, promovendo flexibilidade e equilíbrio muscular.
Movimentos fluentes devem ser feitos sem pressa com muito controle, para evitar estresse.
O alinhamento postural é muito importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo. A força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, saudável e harmonioso.
O Pilates ainda trás como benefícios a melhora da concentração, da coordenação motora e da consciência corporal, podendo ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.

Fonte: ClubedoPilates
revistapilates.com.br


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PILATES E A PERDA DE PESO


                    
Em muitos casos, adicionar exercícios dePILATES em sua rotina de treino diário poderá te ajudar a perder peso, pois oPILATES aumentará o número de calorias que seu corpo consiguirá queimar . A fim de realmente obter resultados satisfatórios com o PILATES, que é um exercício de baixo impacto articular, adicione uma rotina de treino aeróbico.


Com séries de exercícios que além de alongar também fortalecem os músculos,PILATES cria uma grande quantidade de massa magra, ajudando você a queimar mais calorias. Engajar-se em uma rotina regular dePILATES, por si só, queimará calorias extra suficiente para  perder medidas corporais, desde que não aumente a sua ingestão calórica, mas na maioria dos casos, você precisará auxiliar com exercícios cardiovasculares (que podem ser feitos com o próprio PILATES) e uma alimentação saudável, a fim de perder uma quantidade significativa de peso.

Para a perda de peso serão usados exercícos de PILATES que vão desde o nível mais básico até o nível mais avançado, que trabalham com todos os músculos do seu corpo. Algumas atividades cardiovasculares que você poderá incrementar em sua rotina de treino são: natação, corrida, caminhada, andar de bicicleta e pular corda. Ajustar a sua ingestão calórica baseada em seu nível de atividade física e seus objetivos de perda de peso, certificando-se que a maioria das calorias são provenientes de frutas, hortícolas, produtos lácteos com baixo teor de gordura, cereais integrais e proteínas saudáveis. 

PILATES só vai ajudar na perda de peso caso você esteja fazendo os exercícios corretamente, por isso é de fundamental importância a orientação de um especialista em PILATES. A fim de te ajudar a construir um corpo com massa magra, músculos fortes e alongados, você deve começar todos os movimentos do PILATES com os músculos abdominais. Chamado a casa de força, esses músculos formam o núcleo de seu corpo. Alongue os músculos, utilizando-os para puxar o seu umbigo em direção a sua coluna no início de cada movimento. Se você está apenas começando com exercícios dePILATES, vai perceber que o investimento em seu corpo em sua saúde terá valido a pena.
Fonte;http://www.pilatesesporteclube.com


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

FAÇA PILATES E ACABE COM A CELULITE

                      

PILATES E ALIMENTAÇÃO BALANCEADA SÃO AS PRINCIPAIS CONDUTA PARA ACABAR DE VEZ COM A TEMIDA CELULITE

A celulite caracteriza-se principalmente pelo aparecimento de ondulações da pele, dando a esta o aspecto de casca de laranja ou de colchão. É causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na micro circulação e consequente aumento do tecido fibroso. A celulite aparece principalmente na região dos glúteos, coxa, barriga e braços.

A celulite é causada por vários fatores: má alimentação, fumo, sedentarismo e problemas hormonais. Os homens, mas principalmente as mulheres podem sofrer problemas na autoestima por causa da celulite. Para atenuar os efeitos, existem alguns truques e comportamentos que você deverá adotar.

Faça Exercícios – Uma ótima atividade Física que pode ajudar a atenuar a Celulite é o Pilates. O Pilates promove aumento da massa magra (músculos), com o aumento da massa muscular seu metabolismo irá aumentar levando a uma maior queima de gordura. Outro grande benefício do Pilates se dá na Flexibilidade Muscular, aumentando a vascularização levando a uma maior e melhor circulação sanguínea.

Músculos mais fortes e mais alongados levarão há uma grande tonicidade muscular, diminuindo em muito sua celulite e deixando seu corpo mais firme. Vale ressaltar que sua autoestima aumentará e muito levando a pessoa a um bem estar físico e mental.

Alimentação balanceada – Beber pelo menos 2 litros de água por dia, pois além de melhorar o inchaço, de quebra, ela engana o estômago, dando saciedade.
Invista em folhas e hortaliças, que contêm fibras, para facilitar o trabalho do intestino, e ferro, verdadeiro soldado no combate dessa inimiga número 1.
O consumo de alimentos ricos em potássio também deve ser intensificado, uma vez que melhoram a circulação.
Prefira alimentos ricos em proteínas tais como o peixe, frango, carnes vermelhas e ovos. Faça uso de carboidratos integrais em vez de refinados. Evite alimentos com muito sal que causam retenção de hídrica. Fuja de produtos Industrializados, Embutidos, e Fast Food.

Exorcize o cigarro e diminua a ingestão de Álcool.

Modificando sua dieta alimentar e fazendo Pilates você transformará seu corpo num a máquina de queimar Gordura e de quebra Eliminará a Celulite.
Fonte:pilatesesporteclube.com

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Sete atividades físicas para uma gravidez mais saudável


Foto: Getty ImagesAmpliar
Ioga é uma das atividades mais indicadas para gestantes
Se você está grávida e anda reclamando de dores na lombar e falta de disposição, pode estar faltando uma atividade física na sua rotina. Os benefícios de praticar exercícios durante a gestação vão muito além do controle de peso, chegando à melhora da postura e das condições cardiocirculatórias, à prevenção de diabetes gestacional e ao alívio do estresse e tensões. Colocar o corpo em movimento libera mais endorfina e traz sensação de bem-estar para a futura mamãe. “Atividade fisica é superindicada para gestantes, salvo os casos em que a paciente tenha alguma patologia, sangramento, começo de aborto, placenta baixa, hipertensão ou outros problemas”, afirma o ginecologista Aléssio Calil Mathias, do Hospital São Luiz (SP).

Leia tambémO Guia do Bebê: desafios e características de cada fase, dos zero aos 12 meses
Geralmente, a indicação é incluir os exercícios a partir do primeiro trimestre de gravidez, com liberação prévia do obstetra. Entre as modalidades mais recomendadas pelos médicos estão aquelas de baixo impacto, como hidroginástica, ioga e pilates (veja lista de atividades abaixo). “Caminhar meia hora por dia também é ótimo, pois vai melhorar muito a função cardiorrespiratória da gestante”, recomenda o médico.
A ginecologista Cristine Lima Nogueira, dos hospitais Badim e Israelita Albert Sabin (RJ), explica que algumas atividades são contraindicadas. É o caso de esportes de contato, como futebol, vôlei e basquete, por conta do risco de choques contra a barriga. Segundo ela, as grávidas também devem evitar andar de bicicleta, a alteração do centro de gravidade, ocorrida durante a gestação, pode causar quedas. Na lista de proibições constam ainda andar a cavalo e de patins e mergulhar.
Outra recomendação importante antes de iniciar qualquer atividade física é vestir roupas leves, usar um calçado confortável, alimentar-se adequadamente e tomar bastante líquido para hidratar, tanto antes como depois dos exercícios. Também é imprescindível respeitar os limites do corpo. A qualquer alteração ou desconforto, suspenda a prática e consulte o obstetra.
Veja as atividades indicadas pelos especialistas.

Foto: Getty ImagesAmpliar
Musculação pode ser praticada, mas com reservas
1. Musculação

Apesar de parecer incompatível com a gestação, a musculação pode, sim, ser adotada na gravidez, especialmente se a mulher já praticava a modalidade. Mas não é liberada por todos os médicos e é preciso consultar o ginecologista.

“Se bem orientada é uma atividade muito interessante, uma vez que fortalece musculaturas responsáveis pelo controle postural, mas há sempre a necessidade de realizar ajustes, conforme a individualidade de cada gestante”, informa a educadora física Gizele Monteiro, especialista em exercícios na gravidez e autora do livro “Guia Prático de Exercícios para Gestantes: com Base no Método Mais Vida” (Editora Phorte).

2. Pilates
O pilates é uma das modalidades mais praticadas pelas mulheres grávidas. No entanto, ao contrário do que se pensa, esta não é uma atividade indicada para mulheres sedentárias antes de engravidar, ou que nunca fizeram pilates antes.

A instrutora Gylian Dib, do Núcleo do Corpo (SP), explica que a modalidade ajuda no fortalecimento muscular e na região pélvica – importante para o parto normal –, melhora a distribuição do peso corporal, alivia desconfortos lombares e amplia o ganho de força para tarefas do dia a dia. “Precisamos acompanhar a evolução da gestação para fazer a adequação dos focos do trabalho, bem como conhecer profundamente o repertório de movimentos para adaptá-los com o máximo de rendimento”, diz.

Foto: Getty ImagesAmpliar
Hidroginástica: atividade física campeã entre as grávidas
3. Hidroginástica
A hidroginástica ainda é a atividade mais indicada pelos médicos. Seus benefícios para as gestantes, principalmente no último trimestre, são diversos, pois é nesta fase que muitas sofrem com o inchaço nas pernas. No entanto, há de se tomar cuidado com o local escolhido para a prática, pois as aulas devem ser específicas para grávidas.

“A hidro é um exercício físico com intensidade moderada, porém a flutuabilidade da água ajuda a aliviar o peso extra da gestação e a diminuir o impacto. A sua prática também contribui para amenizar as dores do parto, reduzindo assim a necessidade de anestesia”, explica a ginecologista Cristine Lima Nogueira.

Grávidas também podem fazer natação.

4. Caminhada 

Caminhar em esteira ou ao ar livre é um exercício sem impacto, liberado para gestantes que não faziam exercícios. É uma das modalidades mais recomendadas pelos médicos, por ser uma atividade simples, que não requer um nível de aptidão elevado. Além disso, o ritmo regular da prática ajuda a manter a forma física sem sobrecarregar os joelhos. O ideal é caminhar pelo menos meia hora por dia.

5. Ioga
A prática da ioga é ótima para deixar a gestante mais flexível, além de tonificar os músculos e melhorar o equilíbrio e a circulação. A modalidade trabalha com técnicas de respiração e relaxamento que podem ser extremamente úteis na hora do parto, além de aliviar o estresse.
“Por ser uma atividade física de baixo impacto, a ioga é bastante indicada para gestantes, mas deve ser sempre bem orientada, preferencialmente com o acompanhamento de um profissional”, explica o personal trainer Beto Fernandes, especializado em exercício físico aplicado a grupos especiais, entre eles as grávidas.


Foto: Getty ImagesAmpliar
Alongamento: aumento da flexibilidade previne lesões
6. Alongamento

Para aumentar a flexibilidade e relaxar os músculos já tão sobrecarregados pelas mudanças posturais na gravidez, o alongamento é muito importante para as gestantes. A prática também proporciona maior agilidade e elasticidade do corpo, ajudando a prevenir lesões.

“O alongamento deve fazer parte de todo programa para gestantes, mas também deve haver o cuidado com o excesso, pois os ligamentos e articulações neste período estão mais sensíveis pelos hormônios”, afirma a educadora física Gizele Monteiro.

7. Treinamento funcional


O treinamento funcional é composto por um “combinado” de exercícios com o uso de diversos tipos de equipamento, visando proporcionar maior equilíbrio, força, resistência, flexibilidade e coordenação. Já há profissionais no mercado que desenvolvem um programa de treinamento funcional específico e adaptado às gestantes – retirando, é claro, exercícios arriscados e de instabilidade.

“Na gravidez, a orientação deve ser sempre a segurança da gestante, não só pela superfície estável, mas também pelo grau de dificuldade ou ação do exercício”, completa a educadora física Gizele Monteiro.