Imagem: Internet
Relaxar os músculos e evitar lesões fazem parte da vida de quem pratica atividade física. E o responsável por tudo isso é o alongamento, que traz muitos benefícios para o corpo e não deve ser esquecido na hora do treino. Mesmo para o mais apressadinho e esquecido, ele não pode ser deixado de lado. "Alongar aumenta a flexibilidade dos músculos e diminui a tensão. Quem não gostaria de fazer uma aula de alongamento depois de um dia de trabalho? É uma atividade muito prazerosa", avalia o professor de educação física Bruno Rocha, coordenador da academia Rio Sport, da Barra, no Rio de Janeiro.
O alongamento pode ser feito antes e depois da atividade física, mas com uma observação: "Antes não é recomendado que se execute um trabalho de flexibilidade muito forte. Ou seja, não é necessário levar a articulação até um ponto de desconforto. Depois, o objetivo é promover um relaxamento do estresse causado pelo exercício. Lembrando que este trabalho não precisa ser muito forte", explica Rocha.
Ao alongar, o praticante diminuiu a tensão do músculo, o que proporciona o relaxamento, além de melhorar o fluxo sanguíneo na fibra muscular. O trabalho pode ser feito todos os dias, até mesmo mais de uma vez ao dia, e o melhor: não tem restrição de idade. "Além de ser praticado ao final de alguma atividade física para o relaxamento, o alongamento pode ser feito também durante e após um dia de trabalho. Levantar da cadeira para alongar as pernas e esticar os braços faz bem à saúde", indica Rocha.
Portanto, não saia por aí se alongando sozinha. A atividade deve ser praticada com a orientação de um profissional de educação física. "É sempre bom ter alguém que entenda por perto. Uma musculatura bem alongada e fortalecida promove equilíbrio e ajuda na postura", diz Bruno, lembrando que é importante respeitar os limites de cada um e que somente o professor poderá avaliar cada praticante.
Fonte: site Bolsa de Mulher
Nenhum comentário:
Postar um comentário