Publicamos uma matéria técnica semana passada e, como muitos leitores gostaram, a Revista resolveu iniciar a série Pilates Técnico, trazendo matérias científicas, voltadas para os profissionais de Pilates.
Você, Médico, Fisioterapeuta ou Educador Físico, também pode contribuir, enviando matérias técnicas para esta categoria. A matéria deve ser exclusiva e encaminhada para o email: contato@negociopilates.com.br.
Hoje o Dr. Joel irá falar sobre o impacto coxo-femural e a relação dele com o Pilates.
Sabemos que o impacto coxo-femoral pode ser causado por alterações sutis na anatomia e biomecânica da articulação do quadril. O impacto femoroacetabular (IFA) pode ser dividido em dois tipos. Hoje vamos falar do impacto tipo pincer.
É conseqüência do impacto repetitivo entre o lábio acetabular e a transição cabeça/colo femoral e ocorre nos casos de excesso de cobertura acetabular.
Neles, o lábio ou labrum é a estrutura mais vulnerável da cadeia biomecânica. O labrum por sua vez é parte fundamental da estabilidade intrínseca do quadril, que então pode ser comprometida, favorecendo a degeneração da cartilagem.
Predomina na faixa etária dos 20 aos 40 anos, particularmente nas mulheres jovens no início da atividade esportiva.
Veja a imagem da tomografia, mostrando o ângulo de cobertura acetabular:
O ângulo de cobertura acetabular é formado pela intersecção de duas linhas a partir do centro da cabeça femoral, uma delas perpendicular e outra tangenciando o rebordo acetabular.
O ângulo de cobertura acetabular é formado pela intersecção de duas linhas a partir do centro da cabeça femoral, uma delas perpendicular e outra tangenciando o rebordo acetabular.
Valor normal: entre 25 e 40º;
Acima de 40º, indica excesso de cobertura acetabular;
Entre 20 e 25º, déficit de cobertura;
Abaixo de 20º, acetábulo displásico.
Alunos com excesso de cobertura acetabular são mais propensos a este tipo de impacto, que pode ser agravado durante as aulas de Pilates, portanto fique atento.
Dr. Joel Steinman
Médico especialista em medicina do exercício e do esporte e uma das autoridades nacionais no Método Pilates. Autor do Livro Surfing and Health/Mormaii.
FONTE: http://revistapilates.com.br/2014/07/09/o-impacto-coxo-femoral-e-o-pilates/
Nenhum comentário:
Postar um comentário