quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Paciência e tempo de recuperação: veja como envelhecer bem e correndo

Conforme os anos passam, a velocidade dos corredores tende a diminuir, as passadas ficam mais curtas, e o tempo de recuperação e as chances de se machucar aumentam. Por isso, é importante escolher bem os seus desafios, respeitar os períodos de descanso e procurar ser regular no alongamento. Confira três dicas para aumentar a sua vida útil na corrida:
Corredores euatleta (Foto: Getty Images)Com a idade é ainda mais importante respeitar o tempo de recuperação para evitar lesões (Foto: Getty Images)










1. O que fazer depois da prova?
Corredor cansado euatleta (Foto: Getty Images)É preciso descansar depois de uma prova, seja longa ou curta (Foto: Getty Images)
Não importa se foi a sua estreia nos 5km ou sua enésima maratona, completar uma prova é um feito e tanto, você merece uma pausa. Uma pequena folga depois de uma prova é uma atitude inteligente. Isso dá tempo para o corpo recuperar a musculatura desgastada pelo esforço da corrida. O importante é saber a hora de retomar o ritmo.
 2. Está voltando de lesão?
Uma canelite pode atrapalhar a sua vida por duas semanas, e uma fratura por estresse pode te manter afastado dos treinos por cerca de três meses. Corredores voltando depois de uma lesão precisam controlar o entusiasmo para que o corpo tenha tempo de se recuperar completamente. Quem se machuca geralmente estava em um ritmo bom. É compreensível que a pausa forçada seja frustrante. Ansiosos para retomar o hábito e o ritmo, muitos tentam voltar exatamente do ponto onde pararam. Não caia nessa tentação! Isso pode ser um atalho para se machucar de novo. 
3. Não seja impaciente!
Os resultados não surgem de uma hora para a outra. Independentemente de qual seja o seu objetivo final, você provavelmente não estará apto para alcançá-lo logo nas semanas iniciais de treino. Por isso, tenha paciência e não fique querendo buscar novas opções de treino a todo instante. Os programas de treinamento elaborados por treinadores são uma ótima forma de atingir seus objetivos.
Corredora e treinador euatleta (Foto: Getty Images)Ter paciência e seguir sempre as orientações de um treinador são dicas para evoluir (Foto: Getty Images)












*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com
EuAtleta Gustavo Luz Treinamento Especialista (Foto: EuAtleta)



GUSTAVO LUZ
É educador físico formado pela Estácio de Sá, treinador de corrida e triatlo desde 2006 e praticante há quase 18 anos. Diretor técnico da G-LUZ Top Team, vive atento a tudo que se refere à fisiologia do exercício. Também fala com conhecimento empírico de quem está sempre frequentando as competições.

FONTE: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/treinos/noticia/2016/08/paciencia-e-tempo-de-recuperacao-veja-como-envelhecer-bem-e-correndo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário