segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Pé no freio: acelerar demais e correr mais que o planejado são armadilhas

Gustavo Luz explica importância de respeitar um programa de treinos individualizado, planejado e estruturado para evitar lesões e garantir evolução gradual nas corridas


Quando saímos daquele estágio inicial no qual apenas queremos dar uma “corridinha” e nos tornamos corredores mais sérios e regulares, começamos a entender a necessidade de um treinamento adequado. É importante ter um programa de treinos individualizado, planejado e estruturado, capaz de permitir que as metas sejam alcançadas com o maior índice de probabilidade e o menor risco de lesão ou outro problema de saúde. 
E uma boa estratégia é conversar com um treinador. Pesquisas sérias apontam que cerca de 70% das lesões ocorridas durante a prática da corrida poderiam ter sido evitadas se os corredores não tivessem abusado em treinos e provas. Confira abaixo dois erros comuns de corredores novatos e experientes:
Eu Atleta - mulher e treinador coluna gustavo (Foto: Getty Images)Seguir as orientações de um treinador pode evitar contratempos nos seus treinos (Foto: Getty Images)


1. Acelerar no treino leve:
Talvez um dos erros mais comuns entre os corredores seja correr rápido demais no treino regenerativo. Se você acelera demais em um dia planejado de treino leve, provavelmente estará um pouco mais cansado para o seu próximo mais duro, e ele pode não sair como você programou. E isso pode se tornar um ciclo em que os seus dias de descanso são feitos em ritmo tão acelerado que a qualidade dos seus treinos rápidos começa a cair. Acarretando em treinos e provas medíocres. Da mesma maneira que é preciso ter disciplina para encarar aquela série intervalada e terminar acelerando, é preciso treinar leve mesmo quando você está se sentindo muito bem.
2. Correr mais do que o estipulado na planilha:
Correr alguns quilômetros a mais no final do seu treino pode ser um daqueles atalhos que te levam a um beco sem saída. “Mas hoje eu estava me sentindo bem”, “É que eu quero ganhar confiança”, “Mas foi só um pouquinho”. Suas desculpas podem até te convencer, mas o excesso de corrida acaba gerando um efeito contrário ao esperado. Uma planilha bem estruturada obedece a uma série de variáveis, que são importantes para sua evolução. Quando você ultrapassa os limites impostos, sua recuperação pode ficar comprometida. E aí você fica mais cansado para o próximo treino, aumentando os riscos de se machucar.
*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com
EuAtleta Gustavo Luz Treinamento Especialista (Foto: EuAtleta)



GUSTAVO LUZ
É educador físico formado pela Estácio de Sá, treinador de corrida e triatlo desde 2006 e praticante há quase 18 anos. Diretor técnico da G-LUZ Top Team, vive atento a tudo que se refere à fisiologia do exercício. Também fala com conhecimento empírico de quem está sempre frequentando as competições.
FONTE: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/treinos/noticia/2016/09/pe-no-freio-acelerar-demais-e-correr-mais-que-o-planejado-sao-armadilhas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário