terça-feira, 29 de outubro de 2019

Gestantes podem fazer exercícios de barriga para cima?


Muitas pessoas ficam em dúvida: Gestantes podem fazer exercícios de barriga para cima?
Durante a gravidez, diversos pontos requerem atenção: alimentação, vitaminas, remédios, atividades físicas etc. Tudo precisa ser acompanhado de perto. Assim é também com o Pilates, que mesmo sendo um exercício de baixo impacto, precisa que tanto a gestante quanto o instrutor estejam atentos a inúmeros detalhes.
Uma dúvida frequente é se gestantes podem fazer exercícios de barriga para cima. Para responder a essa pergunta, precisamos explicar um pouco sobre a anatomia do corpo feminino.
Logo atrás do útero está localizada a veia cava inferior, responsável por levar o sangue da pelve e membros inferiores de volta para o coração.
Com o decorrer da gestação e consequente aumento do peso do bebê, ao deitar de barriga para cima o útero da gestante acaba pressionando essa veia tão importante, o que diminui o fluxo sanguíneo e o retorno venoso.  É igual pisar em uma mangueira de água.
Alguns dos sintomas quando a gestante deita de barriga pra cima e esse fluxo sanguíneo diminui são:
  • Mal estar;
  • Tontura;
  • Náusea;
  • Falta de ar;
  • Desmaio (em casos muito extremos).
Para todos esses sintomas é dado o nome de Síndrome da Hipotensão Supina. Para reverter essa situação a gestante deve deitar de lado. Assim, o útero deixará de pressionar a veia cava e o fluxo sanguíneo retorna ao normal.
Por isso, não vamos arriscar!
Após o 3º mês é recomendado utilizar uma inclinação de pelo menos 45° para exercícios realizados de barriga para cima pela gestante. Conseguimos isso com uma cunha ou mesmo com alguns acessórios do Pilates.
Procure sempre um profissional experiente e que conheça as alterações que acontecem no corpo gestante!
Ana Regina Nogueira
CREFITO-3 163265/F
Fisioterapeuta e idealizadora da Umana Pilates – para o corpo gestante


FONTE: https://revistapilates.com.br/gestantes-podem-fazer-exercicios-de-barriga-para-cima/

Nenhum comentário:

Postar um comentário