As aulas de Pilates são caracterizadas pela total dedicação do professor a uma turma reduzida de alunos, quando não se trata de uma aula particular. Normalmente, o processo de ensino se resume a explicação do exercício e a execução do professor, sendo seguido pelo aluno.
Isso pode, por vezes, tornar a aula monótona. É importante que o professor instigue o aluno a conhecer seu próprio corpo, para que ele se torne capaz de organizar sozinho seus movimentos. Ensinar um novo vocabulário com os nomes das partes do corpo humano pode ser um eficiente método para promover o ganho da consciência corporal.
Silvia Gomes, professora de Educação Física e instrutora de Pilates, defende o processo de aprendizado através deste método:
“Fazer um gesto e pedir que o aluno reproduza, é uma estratégia didática possível, mas não é a única. Se eu pedir ao aluno: ajoelhe sobre o trapézio, mande o topo de sua cabeça para o teto como se ela fosse um balão, criando espaço no seu pescoço. Coloque suas mãos sobre a barra torre, mantenha seus braços estendidos e longos, suas escápulas acopladas no gradil costal e muito espaço nas suas clavículas, isso exigirá dele muito mais pensamentos relativos ao seu corpo do que uma reprodução de movimento” explica.
Se o professor incentiva este processo, as facilidades acontecem até mesmo na hora de passar as instruções.
“É fundamental que possamos falar sente sobre seus ísquios, mantenha uma relação entre seu esterno (com S) e seu púbis, apóie seu metatarso na barra de pés e que sejamos compreendidos.”
Claro, não é um processo rápido. Aula após aula, os nomes dos músculos, ossos e articulações serão memorizados a partir das instruções do professor. Isso facilitará o processo de conhecimento e controle sobre o próprio corpo.
“O instrutor tem a função de guiar seu aluno em sua descoberta. Quanto mais o aluno descobre partes de seu corpo através de sensações, movimentos, descargas de peso, mais familiarizados, conscientes e seguros serão seus gestos” assegura Silvia.
Fonte: http://pilatespaco.blogspot.com/
E Professora de Educação Física Silvia Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário