segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Por que sentimos cãibras?


As cãibras são contrações involuntárias e dolorosas de um músculo, afetam principalmente os músculos das pernas (panturrilha) e dos pés. Elas desaparecem rápido, tem  curta duração e são  dolorosas, pode acontecer em pessoas saudáveis  durante o sono e até mesmo durante ou após os exercícios.
Apesar de existirem muitas causas para as cãibras musculares, grandes perdas de sódio e líquidoscostumam ser fatores essenciais que predispõem atletas cãibras musculares. O sódio é importante na iniciação dos sinais dos nervos e ações que levam ao movimento nos músculos. Por isso, um déficit desse elemento e de líquidos pode tornar os músculos sensíveis, e uma leve tensão somado a um movimento subsequente podem fazer o músculo se contrair e se contorcer incontrolavelmente.
Outra causa de cãibras pode ser devido a diminuição do fluxo sanguíneo nos músculos. Diabetes, doenças neurológicas ou problemas vasculares também favorecem as cãibras. O uso de certos suplementos dietéticos como creatina pode aumentar os riscos de cãibras musculares.
Prevenindo cãibras
  • Beba líquido para ficar hidratado durante o exercício;
  • Reponha os níveis de sódio durante os intervalos de exercícios. Uma boa sugestão são as bebidas isotônicas;
  • Assegure uma reposição nutricional adequada (particularmente ao sal) e descanse após um treino intenso.
Soluções rápidas para cãibras
  • Alonge: como as cãibras são normalmente relacionadas às mudanças na capacidade de peso, alongamento e exercício sem peso são tratamentos efetivos.
  • Massageie a região: massagear o músculo afetado pode ajudar a aliviar a dor e também auxiliar no estímulo à corrente sanguínea e ao movimento de líquidos na região.
  • Estimule a recuperação: descanso e reidratação adequada com líquidos que contenham eletrólitos, particularmente sódio, trarão melhora.
fonte: GSSI- Gatorade Sport Science Institute
Matéria publicada no site www.perfilpilates.com.br por por Melina Caniçali

Nenhum comentário:

Postar um comentário