segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Tem sofrido com dores musculares? Massagem desportiva pode dar alívio

Ela é feita com movimentos fortes e ágeis, que estimulam a circulação e aquecem a pessoa antes do exercício. Além disso, ajudam a liberar ácido lático após a atividade


A massagem desportiva pode ser grande aliada de atletas amadores de diferentes modalidades para preparação e, claro, alívio das dores musculares. Diferente da massagem relaxante, ela é feita com movimentos mais fortes e ágeis, que estimulam a circulação e aquecem o atleta antes do exercício, ou ajudam a liberar o ácido lático após a atividade.

Desenvolvida somente para atletas, a massagem desportiva têm dois objetivos principais: recuperar a musculatura ou prepará-la para que a prática do exercício possa ocorrer de maneira mais segura e com um desempenho melhor nos treinos e provas. 
- É comum que quem pratica exercícios físicos regularmente sentir dores. Em alguns casos, esse é um incômodo que prejudica o desempenho do atleta. Quem sofre com isso pode apostar na massagem desportiva como forma eficiente de aliviar dores e preveni-las - explicou Fabyola Bunin, massoterapeuta do Acqua Brasil Spa.
MASSAGEM RELAXANTE É DIFERENTE
A massagem relaxante tem como característica principal os movimentos mais leves e suaves, que estimulam o corpo a liberar alguns hormônios, como a endorfina.Tudo para que o resultado seja uma sensação plena de bem-estar.  A massagem desportiva atenta para seis dimensões diferentes, como musculatura, circulação sanguínea, linfática, articulações, tendões e psiquê.
BENEFÍCIOS DA MASSAGEM DESPORTIVA
Prepara a musculatura para o exercício
Aumenta a circulação sanguínea
Elimina as toxinas da musculatura
Previne lesões da musculatura e tendões
Tonifica o tecido muscular
Estimula a produção de adrenalina
Alivia as dores pós-treino
QUANDO A MASSAGEM DESPORTIVA É INDICADA
Antes do treino ou da prova 
A massagem facilita os exercícios de aquecimento por causa dos movimentos repetidos e rápidos, e ativa a circulação sanguínea. Este efeito sobre o corpo traz benefícios, como o aumento da capacidade cardiorrespiratória, abrindo então um início de condicionamento para a atividade a ser realizada. 
Estimula a produção de adrenalina e óleos que lubrificam as articulações e evitam lesões de tendões. Impulsiona a produção de hormônios de relaxamento, o que faz com que se evite a contratura muscular excessiva, lesões musculares e há também um importante efeito psicológico, pois acalma temores. Durante qualquer massagem, o paciente na maca tende a falar sobre seus medos e angústias. Isso ajuda a aliviar o estresse antes de uma prova ou competição.
Massagem desportiva euatleta (Foto: Divulgação)Na maca, atleta recebe a massagem desportiva: alívio do estresse antes e depois de uma prova (Foto: Divulgação)


Durante a prova
Retira fragmentos de incidentes, promove a condução de ácido lático evitando cãibras e dores musculares e auxilia na recuperação de tecido. Diminui a dor pela acupressura, desfazendo possíveis aderências teciduais e alivia o estresse muscular recondicionando para o retorno ao exercício.

Depois da prova
Ajuda a recuperar tecidos lesionados, distribuir e eliminar acido lático. Atua para diminuição de inchaço, eliminar toxinas, reduzir a sensação de dor e cansaço muscular. Ela recondiciona a musculatura, evita diminuição repentina da frequência cardíaca, alivia o estreses psicológico da competição, alonga a musculatura e os tendões, evitando assim torcicolos e demais inflamações.
Massagem desportiva euatleta (Foto: Divulgação)Para eliminar toxinas e reduzir a sensação de cansaço muscular a massagem desportiva é indicada (Foto: Divulgação)
FONTE: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2016/09/tem-sofrido-com-dores-musculares-massagem-desportiva-pode-dar-alivio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário