sábado, 24 de abril de 2021

Pilates na terceira idade

 

Por que praticar Pilates na terceira idade? O Método Pilates, da forma como foi concebido, é um dos sistemas de exercícios mais democráticos que existe. Seus benefícios são amplamente divulgados e fundamentados através de pesquisas e por praticantes do método.

É sabido que o processo de envelhecimento com frequência provoca muitas modificações no corpo dos indivíduos, e não pouco frequente, nos aspectos mentais também. O que se vê normalmente é um declínio geral das funções, que muitas vezes evolui para um importante nível de dependência e cuidados. Partindo dessa premissa, não é nada arriscado dizer que o Método Pilates é um grande aliado, sob medida para esse público em especial.

Benefícios do Pilates na terceira idade

O Método Pilates é um sistema de exercícios que evolui junto com o seu praticante, de uma forma que ele sempre terá o seu potencial explorado ao máximo. E isso é uma das coisas que garante o aparecimento de resultados a curto prazo, e que são capazes de transformar a vida das pessoas numa intensidade que surpreende. O incremento da força muscular, a melhora no alinhamento e manutenção da postura e o alívio das dores são alguns dos benefícios que podemos citar.

Muitas vezes as pessoas da terceira idade tendem a se isolar socialmente pelo declínio das funções. A prática do Método Pilates desempenha também esse papel social, de estabelecimento de relação-vinculo terapeuta-paciente, mas também a relação estabelecida entre os pares.

Um dos fatores muito importantes, e que pode ser bastante explorado no método, é a questão da estabilidade postural e o controle do equilíbrio. Idosos que utilizam dispositivos auxiliares para marcha podem melhorar bastante essa questão através do método.

O fato de ser um exercício para a mente também é outro fator muito importante. Pensar para executar, contar repetições enquanto realiza, respirar da maneira correta, controlar a contração muscular ativamente são alguns dos desafios propostos pelo método. Sentir-se capaz de realizar a tarefa, conseguir fazer algo com facilidade, ao invés de dificuldade, são fatores que implicam em respostas emocionais de grande monta, porque muitas vezes o idoso acaba “se acostumando a perder” e o método Pilates pode virar esse jogo! Imagina o impacto positivo na vida desse indivíduo que somos capazes de provocar!

O método deve extrapolar as quatro paredes de um estúdio. Temos de ser mediadores de um método Pilates para a vida. Podemos encaminhar textos, realizar o empréstimo de livros do grande idealizador dessa joia, que se chama Joseph Humbertus Pilates.

Acredite no seu paciente! Por mais difícil que às vezes possa parecer, não deixe de tentar. O Pilates nos reserva boas surpresas.


Por: Letícia Giordani
Fisioterapeuta – UNISINOS
Sócio do Instituto Golden Pilates e Fisioterapia
@institutogolden_ensino
@institutogolden_clinica
Formação Completa em Pilates Original
Pós-graduada em Acupuntura – Associação Brasileira de Acupuntura (ABA)
Formação em Dry Needling
Método Stecco® – Manipulação Fascial®
CREFITO 5: 115084-F

 

FONTE: https://revistapilates.com.br/pilates-na-terceira-idade-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário